Altominho.tv

Monção implementa novas medidas de apoio a famílias, empresas e instituições

A Câmara de Monção anunciou esta sexta-feira que, à semelhança do ano anterior, vai implementar um conjunto de medidas de apoio às famílias, comerciantes e empresários do concelho.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia explica que “as medidas têm como finalidade amenizar as dificuldades de tesouraria sentidas pelas famílias e empresas monçanenses neste período adverso, procurando encorajar a desejada retoma económica”.

Entre as medidas decididas pelo executivo presidido por António Barbosa para as famílias constam a manutenção e reforço da entrega de cabazes alimentares a famílias sinalizadas pelo serviço de Ação Social do município, a manutenção de apoio alimentar aos alunos de famílias mais vulneráveis, levando em alguns casos as refeições aos domicílios das crianças e a manutenção do funcionamento da linha telefónica de apoio às famílias.

Além das isenções de tarifas da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, entre os meses de janeiro e abril, as empresas ficam também “isentas, durante todo o ano, das taxas municipais de ocupação de espaço público (esplanadas e publicidade), bem como as restantes taxas municipais decorrentes da atividade comercial”.

O município decidiu ainda isentar de rendas os imóveis que são propriedade do município, de janeiro a abril, bem como o pagamento das tarifas dos lugares de feira/bancas, de janeiro a abril, garantindo ainda o funcionamento da linha telefónica de apoio às empresas e trabalhadores.

Entre as medidas previstas  encontra-se ainda a “antecipação do pagamento de subsídio às instituições sociais do concelho e aos Bombeiros Voluntários de Monção, a manutenção da linha de apoio financeiro às instituições sociais e aos agentes da proteção civil, a manutenção de uma bolsa de voluntariado com elementos das associações locais e da Câmara Municipal de Monção para colaborar com as instituições sociais e a manutenção do apoio logístico ao Centro de Saúde, aos Bombeiros Voluntários e às IPSS”.

A Câmara Municipal garante ainda a “continuação da entrega de equipamento de proteção individual e material de higienização e a realização de testes à Covid-19, sempre que se justifique, seja por precaução ou apresentação de sintomas, a utentes e funcionários de todas as instituições sociais do concelho, profissionais de saúde e elementos da proteção civil”.

A autarquia indica ainda que “as medidas agora implementadas poderão ser reforçadas mediante a evolução da economia local, decorrente do contexto de pandemia”.