Altominho.tv

Testes com resultado negativo em 228 pessoas de instituição em Viana

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse hoje que os testes de despiste à covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.

“Felizmente os testes tiveram todos resultado negativo. Vamos continuar com todos os cuidados e mais alguns para não sair do eixo”, afirmou à Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados numa equipa que funcionava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

“Essa equipa está em isolamento e já foi substituída por outra”, especificou.

Os 141 utentes e 87 funcionários do lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado em pleno centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, foram testados na quarta-feira.

Anteriormente, António Morgado adiantou que “é a terceira vez que a instituição testa todos os utentes e funcionários”, na sequência de casos que têm surgido deste o início da pandemia de covid-19.

“Em setembro, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com covid-19. Ao fim de 14 dias testou duas vezes negativo”, especificou.

António Morgado adiantou que o lar da Caridade tem utentes com “muita idade”, sendo que, além daquela idosa, há ainda “mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.