Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Investimento de 110 mil euros requalifica igreja de Gondar

A igreja paroquial da freguesia de Gondar, no concelho de Caminha, está a ser alvo de obras de requalificação, num investimento global de cerca de 110 mil euros.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a intervenção resulta de “um esforço conjunto que envolve a Fábrica da Igreja, Baldios de Gondar, Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém e a que se junta a Câmara Municipal de Caminha que, na sua última reunião e por proposta do presidente, Miguel Alves, aprovou a atribuição de um subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de Gondar, no montante de 15 mil euros, para apoio nas obras em curso”.

Para o presidente da Junta de Freguesia, trata-se de “uma intervenção muito desejada na freguesia”. “O templo estava bastante degradado e testemunhou ao longo de muitos anos os momentos mais positivos e felizes da comunidade de Gondar, como as celebrações regulares, casamentos, batizados e outros; mas também os negativos, como é o caso dos funerais”, recorda José Cunha, citado na nota enviada à imprensa.

Ainda de acordo com o autarca, a intervenção “vem sendo preparada com a comunidade local há cerca de seis anos”. “Duas feijoadas solidárias e um peditório ajudaram a reunir o valor total que ronda os 110 mil euros”, afirma.

A primeira fase da empreitada de requalificação está quase concluída e implicou um investimento de 90 mil euros. Segundo o município, foi “substituído o telhado e resolvidos os problemas de infiltrações, humidade, entre outros, colocado pladur, substituída a instalação elétrica e realizadas pinturas no interior”.

“Na fase seguinte, logo que as condições meteorológicas o permitam, previsivelmente na primavera, serão reparados os sinos, realizadas pinturas exteriores e colocado um rodapé em granito”, lê-se naquela nota.

Durante a execução das obras, as missas e demais celebrações realizaram-se no salão paroquial intervencionado entretanto pela junta de freguesia, e no Centro Cultural. Os arranjos permitiram a realização de cerimónias este Natal.

A igreja paroquial de Gondar tem “uma grande importância histórico-cultural para a população e para o concelho de Caminha, enquanto fator identitário e símbolo administrativo”. Em 1320, esta igreja já era referenciada na lista que o rei D. Dinis mandou elaborar para apuramento da taxa a pagar pelas freguesias da Diocese de Tui.