Altominho.tv

Neve regressa ao Alto Minho a partir de segunda-feira

Será já esta nesta noite de Natal que chegará a Portugal Continental uma massa de ar polar frio e seco. Os termómetros continuarão a descer pelo menos até domingo dia 27, quando são esperadas mínimas negativas em diversos pontos do país.

Em conferência de imprensa, o comandante Carlos Mata da Proteção Civil reforçou a atenção que se deve dar durante os dias mais frios à população mais vulnerável, como os idosos e as crianças. A noite mais fria vai acontecer de sábado, 26 de dezembro, para domingo, 27 de dezembro. As temperaturas nos próximos três dias podem chegar aos 0.ºC ou ser mesmo negativas.

Os próximos dias serão dominados pelas altas pressões, pelo que haverá inversões térmicas intensas, ou seja, em muitos locais, fará mais frio nos vales e terras baixas que nas zonas de alta montanha. São esperadas neblinas e nevoeiros, localmente persistentes, e o vento soprará temporariamente intenso, o que incrementará a sensação de frio em muitos locais.
 
A partir de domingo, dia 27, ao final da tarde, uma tempestade situada mais à norte do país enviará um sistema frontal que trará novamente a precipitação a boa parte do território, as temperaturas baixas vão favorecer a queda de neve em muitos pontos do Norte e Centro, poderá mesmo nevar a cotas relativamente baixas.
 

Nalguns modelos, como o ECMWF o mapa apresenta incidência de queda de neve para segunda-feira, em particular na zona do PNPG, com cotas de neve que variam entre os 1200 metros para o período noturno a 900/1000 metros no período da manhã.

Segundo este modelo, podem acumular entre 10 a 15 cm’s de neve.