Altominho.tv

Câmara de Ponte de Lima investe mais de 68 mil euros para reabilitar antiga escola primária de Santa Comba

A Câmara de Ponte de Lima consignou uma empreitada de cerca de 68,6 mil euros para recuperar e reabilitar a antiga escola primária, na freguesia de Santa Comba.

Em comunicado, o município adianta que a intervenção vai preservar a estrutura original da antiga escola, enquanto na área exterior vai ser ampliado o alpendre para albergar os transportes públicos da freguesia.

O alpendre “vai ter uma estrutura leve em tubulares metálicos e uma cobertura em painel sandwich e a envolvente exterior do edifício será renovada, com novas pinturas e reabilitação das caixilharias de madeira”, especifica a autarquia, acrescentando que as redes de distribuição de águas, águas pluviais e saneamento serão totalmente renovadas e as redes elétrica e de telecomunicações serão parcialmente novas nos espaços intervencionados.

Para o presidente da autarquia, citado no documento, a empreitada deste  edifício municipal, cedido em regime de protocolo à Junta de Freguesia de Santa Comba, “cumpre duas vontades da junta e da Câmara Municipal”. “Temos dois objetivos: manter a requalificação do nosso património e que este esteja ao serviço da comunidade, e as juntas de freguesia são um exemplo desta função”, acrescenta Victor Mendes.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Comba, Victor Cunha,  também citado na nota enviada à imprensa, referiu “a necessidade de aumentar um local para acolher as viaturas e as atividades promovidas na freguesia”. “Atualmente temos quatro viaturas e a junta de freguesia prevê futuramente aumentar a frota, com mais uma viatura para o transporte de crianças com necessidades educativas especiais”, adianta.

A obra, consignada numa cerimónia no salão nobre dos Paços do Concelho, tem um prazo de execução de 120 dias.