Altominho.tv

Valença cancela feiras previstas para o fim de semana

A Feira dos Santos, que se realiza há 262 anos em Cerdal, a feira mensal e a feira de antiguidades e velharias previstas para os dias 1 e 2 de novembro, no concelho de Valença, foram canceladas devido à pandemia de Covid-19, informou esta terça-feira o município.

A Paróquia de Cerdal já tinha avançado com o cancelamento da Feira dos Santos, que todos os anos atrai “milhares” de visitantes, muitos oriundos da Galiza.

Considerada a “última grande feira/romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular”, a edição 2019 da Feira dos Santos contou, segundo a organização, a cargo da paróquia e da Junta de Freguesia, com a presença de mais de 400 feirantes.

A venda dos pericos dos Santos, as castanhas, as corridas de cavalos, as tasquinhas, os cantares ao desafio e as tendas são alguns dos atrativos da feira, que decorre, anualmente, no Terreiro de São Bento da Lagoa, na freguesia de Cerdal.

Roupa, calçado, produtos do campo, gado cavalar, bovino e caprino, bijuterias e muita gastronomia tradicional também se encontram naquela feira que se realiza, habitualmente, nos dias 1 e 2 de novembro.

No primeiro dia ocorre a Feira dos Santos e no segundo dia a Feira das Trocas, que como o nome indica permite trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.