Altominho.tv

Filme gravado em Monção disponível em plataforma digital

O filme Até para o ano (À l’année prochaine), realizado por Philippe Machado, já está disponível numa plataforma digital portuguesa. Em Monção, a estreia estava prevista para este verão, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Depois da estreia no Luxemburgo, em 2019, e este ano em França e Portugal, a curta-metragem rodada nas freguesias de Portela e de Cambeses, em Monção, pode ser vista na Filmin, uma plataforma de video-on-demand.

O jovem realizador monçanense adiantou à Altominho TV que o filme vai também estar acessível, a partir do dia 26 de outubro, na Filmo TV, uma plataforma streaming disponível em França, Suíça, Luxemburgo, Andorra, Mónaco, entre outros países.

Philippe Machado vive em Paris há vários anos, mas é natural da aldeia de Cambeses, onde decorreram, no verão de 2018, as filmagens do projeto que, nas suas palavras, pretende ser uma homenagem à “comunidade luso-descendente francesa que, no verão, regressa ao Portugal dos seus pais para passar férias”.

O filme fala sobre um último dia de férias em Portugal antes de regressar a França. Nesse dia, a visita de um tio doente, que está a morrer, vai complicar ainda mais a partida.

Segundo o seu realizador e argumentista, “é um filme intimista que narra uma morte, mas de uma forma doce”.

Todos os anos os imigrantes encontram-se nas suas terras de origem. É o querido mês de agosto. Esta família não é exceção. Para os mais jovens, a aldeia portuguesa confunde-se com as férias e com o tempo, com primos e amigos da mesma idade, passados no verão. O filme tem um assunto duro, mas é dado com um imenso carinho, explica Philippe Machado.

Até Para o Ano conta com interpretações de jovens lusodescendentes, entre os quais Yannick Morzelle, Louis Allasio, Magaly Teixeira, Sabrina de Oliveira, Sacha Awazu, Inês Martins, Thor Schenker, Rosa Cadima, Luis Costa, Suzana Joaquim Maudslay, Jorge Tomé e Alexandre Martins.