Altominho.tv
PATRÍCIA LOURO

“Ilha de Plástico” no rio Minho quer sensibilizar para a poluição

Um projeto artístico vai ser instalado no rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, para sensibilizar a população para a redução e prevenção de plásticos nos rios e oceanos.

A obra “Ilhas de Plástico”, da autoria do artista Acácio de Carvalho, foi criada a partir de desperdícios de plásticos, sendo composta por 24 calotas esféricas de grande dimensão, com cerca de 32 metros cúbicos cada uma. No rio Minho, vai ocupar uma área aproximada de 430 metros quadrados.

Segundo o artista, para além de chamar a atenção do público para a questão ambiental, “a própria localização da instalação, perto da margem e da visão do público, visa extravasar a arte dos espaços tradicionalmente usados e ainda promover a utilização de lugares alheios a propósitos museológicos e similares concorrendo, assim, para a promoção e dinamização artística e cultural”.

Os testes de flutuabilidade já arrancaram e obra, que integra a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, deverá ser instalada durante o mês de novembro.

A intervenção artística surge no âmbito do projeto “LowPlast – a arte de reduzir o plástico”, promovido pelo Aquamuseu do rio Minho, em parceria com a Fundação Bienal de Arte Cerveira, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o Instituto Interdisciplinar de Artes – DTK, (Noruega), financiado pelos EEA Grants.