A Rota dos Vinhos Verdes está a dinamizar uma série de caminhadas solidárias, que até janeiro de 2021 percorrem 12 quintas, adegas e restaurantes da região, dando a conhecer o território, a cultura e a história dos vinhos verdes. A Adega de Monção é o local escolhido para acolher a sétima caminhada, a 17 de outubro.
O valor das inscrições (5 euros por pessoa) reverte a favor de instituições de solidariedade social locais, escolhidas por cada uma das quintas participantes. No caso da caminhada promovida na Adega de Monção, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção foi a instituição escolhida.
De acordo com a organização, a caminhada tem um limite máximo de 30 participantes, em cumprimento de todas as medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, e no final do percurso, há ainda tempo para uma prova de vinho verde. Aos participantes, será enviado um documento com as regras a serem cumpridas na caminhada e na prova.
Com partida pelas 10h30 na Adega de Monção, a caminhada tem uma duração de quatro horas, com uma distância de seis quilómetros e dificuldade média.
As Caminhadas Interpretadas pela Rota dos Vinhos Verdes tiveram início no mês de julho e prolongam-se até 9 de janeiro.