Os trabalhos de requalificação urbanística da Rua 25 de Abril, em Monção, estão concluídos, num investimento de cerca de 750 mil euros.
Em comunicado enviado esta terça-feira à imprensa, o município refere que a intervenção transformou aquela entrada no centro histórico da vila numa “área vistosa, atraente e funcional, transmitindo uma imagem moderna, contemporânea e próxima das pessoas”.
“Este investimento, complementado com as restantes intervenções, altera a imagem do centro histórico para melhor, prometendo aumentar o fluxo turístico e incrementar a rentabilização económica, liderada por um setor empresarial local ativo e dinâmico”, refere o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, acrescentando que o projeto “superou as expetativas”.
A empreitada contemplou a substituição do muro de suporte de terra por um espaço comercial, servido por cinco lojas, com acesso pedonal à zona da antiga estação da CP, e a criação de uma zona de descanso, com pérgula e bancos.
No decorrer da obra, segundo a autarquia, “foi descoberto um túnel de acesso à fortaleza de Monção, concretamente à falsa braga do Baluarte da Cova do Cão, o qual se encontrava soterrado pelo muro de suporte de terras e, com adaptação do projeto inicial, procedeu-se à sua recuperação”.
A intervenção compreendeu ainda a criação de passeios mais largos e a plantação de novas árvores, privilegiando-se a circulação pedonal, bem como a reorganização do trânsito e estacionamento. A circulação automóvel mantém-se nos dois sentidos.
A beneficiação da Rua 25 de Abril enquadrou-se num projeto global de requalificação urbanística do centro histórico da vila.