Altominho.tv

Romantismo campestre inspira mais uma edição do “Viana está na Moda”

A sétima edição do “Viana está na moda” vai decorrer na terça-feira, na freguesia de Cardielos, em Viana do Castelo. O desfile de moda, promovido por Isabel Lima e inspirado no romantismo campestre, será transmitido online.

Nesta edição, e por “razões sanitárias”, a artista que recria peças do traje tradicional e de outros elementos da cultura e do património do concelho em moda optou por escolher “a intimidade do terreiro recôndito e emblemático da eira e espigueiro” para compensar a magia das edições anteriores, realizadas em lugares emblemáticos da cidade de Viana do Castelo.

“Apesar das contenções sentidas pela pandemia de Covid-19, a intervenção
artística terá uma leitura com dimensões novas, em espaço de memória rural,
consagrada ao Romantismo Campestre”, refere Isabel Lima.

A designer vianense adianta que optou por Cardielos “pelo labor feminino predominante de mulheres extraordinárias, que se dividem entre a casa, o campo e os bordados”, tornando-se “conhecidas como fazedoras dos trajes à vianesa”.

Isabel Lima, sem revelar detalhes sobre a performance “simbolista Vianesa” vai enaltecer a “Terra dos Bordados”, premiada pela natureza paisagística e humana, numa produção artística contemporânea.

O desfile de moda, que terá como paisagem o monte de S. Silvestre, os campos de cultivo e o rio Lima, está marcado para as 22h00.