Altominho.tv
Foto: Associação espanhola de Trabalhadores das Brigadas de Reforço contra incêndios florestais (ATBRIF)/Twitter

Copiloto ferido no acidente de Canadair mantém-se estável

O estado de saúde do copiloto do avião ‘Canadair’ que caiu no sábado no combate ao incêndio que continua ativo em Portugal e Espanha, perto do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mantém-se estável, disse hoje fonte hospitalar.

Em declarações à Lusa, fonte oficial do Hospital de Braga explicou que o copiloto do avião ‘Canadair’, de 39 anos e nacionalidade espanhola, “está estabilizado” e “fora de perigo de vida”, como já tinha sido avançado no domingo.

O copiloto, de 39 anos e de nacionalidade espanhola, que sofreu ferimentos graves na sequência da queda do helicóptero está internado desde sábado passado no Hospital de Braga.

O acidente com o avião que combatia um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Lindoso, concelho de Ponte da Barca e distrito de Viana do Castelo, vitimou no sábado o piloto português, de 65 anos, que vivia em Leiria.

Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), quando o primeiro helicóptero mobilizado para o socorro aos pilotos do ‘Canadair’ chegou ao local, cerca de uma hora depois do alerta, o piloto português estava “em paragem cardiorrespiratória”.

A equipa do INEM fez manobras de suporte básico de vida “sem conseguir reverter a paragem”.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o avião despenhou-se num acidente junto à Barragem do Alto do Lindoso, na sequência de uma operação de reabastecimento de depósito de água.