Altominho.tv
VIANA FESTAS

Das ruas para o digital, 170 fotos transportam visitantes até Romaria d’Agonia

Mais de 170 fotografias da Romaria d’Agonia vão ser expostas, no sábado, em seis locais de Viana do Castelo, com QR Code, para transportar os visitantes a conteúdos multimédia dos números mais emblemáticos das festas.

Em comunicado, a Comissão de Festas da Senhora d’Agonia explicou que os painéis com as 170 fotografias vão ser colocados nas ruas onde decorrem os principais pontos da romaria e que através de códigos de barras bidimensionais (QR Code) neles instalados, os visitantes podem aceder aos conteúdos multimédia sobre os quadros emblemáticos que, habitualmente, se realizam naquele local e que estarão disponíveis numa página na Internet criada para o efeito.

Os ‘QR Code’, para descarregar os conteúdos multimédia serão colocados na Praça da República, onde tradicionalmente decorre a revista dos gigantones, e cabeçudos e no Passeio das Mordomas, percorrido durante o desfile da mordomia.

Já no Largo de São Domingos, os conteúdos multimédia serão dedicados aos tapetes de floridos e à procissão solene, na Alameda da Senhora da Agonia, à procissão ao mar, na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, ao cortejo histórico-etnográfico e no largo da Estação aos desfiles “Vamos para o Festival”.

“Apesar das contingências impostas pela pandemia, vamos conseguir concretizar um programa que, sendo diferente, é interessante. Sabemos que não é a mesma coisa, mas é a responsabilidade perante esta situação que faz desta a única solução possível”, explica António Cruz, presidente da comissão de festas da Senhora d’Agonia, citado na nota.

As 174 fotografias que serão espalhadas pelas ruas da cidade retratam momentos das festas entre 2015 e 2019.

Além daquela iniciativa, também no sábado abre portas a exposição dos cartazes concorrentes ao concurso “Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d’Agonia 2020”, nos Antigos Paços do Concelho e será apresentada a nona edição da revista “A Falar de Viana”, publicação dedicada às festas. O volume, com um total de 351 páginas, conta com contribuições de 34 colaboradores.

“Mesmo com as dificuldades com que nos deparámos, continuámos a desenvolver este trabalho editorial, sempre com a preocupação de valorizarmos a componente cultural e religiosa das Festas, da Cidade e da Região, através de textos inéditos, conferindo desta forma uma maior visibilidade aos colaboradores e à qualidade das suas narrativas”, sublinhou o diretor da biblioteca municipal e coordenador geral da revista, Rui Viana.

A mostra digital de Artesanato das Festas d’Agonia é também disponibilizada no sábado, no sítio oficial da romaria na Internet. “Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão com fotografias dos seus trabalhos e desta forma poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores”, explica a comissão de festas.

A edição 2020 da Romaria Nossa Senhora da Agonia vai decorrer entre os dias 19 e 23 de agosto.

“Este ano, as festas vão ser sentidas em formato digital, através do site oficial, das redes sociais, mas também através da rádio e da televisão. Cada um dos principais quadros das Festas será assinalado através de um vídeo divulgado no site oficial das Festas d’Agonia de 2020, que apesar de acontecer sem a presença física das muitas centenas de milhares de festeiros que se deslocam a Viana do Castelo nos dias da festa, ano após ano, vai chegar aos quatro cantos do mundo através da Internet”, adianta a organização.