Altominho.tv
UNSPLASH

Câmara de Valença atribui bolsas de estudos a 94 alunos universitários

A Câmara de Valença atribuiu, no último ano letivo, 94 bolsas de estudo a jovens do concelho a frequentar o ensino superior.

As bolsas de estudo pretendem apoiar os estudantes, residentes em Valença, que frequentam ou ingressaram no ensino superior e apresentam carências comprovadas a nível económico, bem como bom aproveitamento escolar.

Em comunicado, o município adianta que “as bolsas de estudo são a medida social que mais tem crescido, nos últimos anos, em Valença” e acrescenta que, este ano, os alunos apoiados aumentaram 3,3% em relação ao ano anterior.

Para o presidente da Câmara Municipal, Manuel Lopes, é “uma medida considerada fundamental”. O autarca vê “na capacitação dos jovens valencianos, a melhor forma de os poder ajudar a crescer e a ter a possibilidade de viver melhor”.

Mais bolsas de estudo atribuídas nos últimos anos

O município tem vindo a reforçar os apoios aos jovens estudantes universitários. De acordo com a autarquia, entre 2010 e 2020, o número de beneficiários aumentou 840% e o número de bolsas passou de 10 para 94.

“O alargamento do alcance desta medida social pretende universalizar, na sociedade valenciana, o estimulo à qualificação, ao conhecimento e à inovação”, sustenta a autarquia na nota enviada à imprensa.

As bolsas de estudo têm que ser renovadas todos os anos. Em setembro, deverá abrir uma nova fase de candidaturas para o ano letivo 2020/2021.