Altominho.tv

Ponte de Lima investe 455 mil euros no controlo de espécies invasoras do rio Lima

A Câmara de Ponte de Lima vai investir mais de 455 mil euros para controlar e erradicar as espécies exóticas que invadem as margens e as águas do rio Lima.

“Considerando as fortes pressões exercidas pelas espécies exóticas invasoras no estado de conservação do leito e margens do rio Lima, o município aprovou uma intervenção que visa a restauração ecológica do meio, através da eliminação de espécies invasoras e, subsequente, criação de condições para a instalação e recuperação das comunidades autóctones”, explica a autarquia em comunicado.

A empreitada de “Controlo de Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas no Rio Lima”, resultante de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vai abranger uma área de cerca de 86 hectares, nas freguesias de Arca e Ponte de Lima, Arcozelo, Ribeira, Brandara, Refóios do Lima, Gemieira e Gandra.

A ação, com parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), contempla a “remoção mecânica e manual de espécies exóticas invasoras aquáticas e posterior transporte da biomassa para destino final”.

Com início previsto ainda neste mês, a empreitada tem um prazo de execução de 150 dias.