A empreitada de emparcelamento agrícola de Moreira e Barroças e Taias, em Monção, num investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, encontra-se em fase de desenvolvimento e avança agora na freguesia de Moreira.
O município informou, em comunicado, que “o investimento fundiário teve início, há poucos dias, na freguesia de Moreira com as primeiras intervenções para a necessária preparação dos terrenos abrangidos”, continuando o trabalho a desenvolver-se em Barroças e Taias.
“O investimento cresce com naturalidade, cumprindo o objetivo que esteve na sua génese: potenciar a atividade agrícola e vinícola no Vale do Gadanha”, refere a autarquia.
Atualmente, já são visíveis várias áreas terraplanadas com os respetivos lotes e caminhos de circulação e acesso. “Nesta primeira etapa, os trabalhos do emparcelamento agrícola incidem na limpeza das parcelas, regularização de terrenos, construção e alargamento de caminhos e execução do sistema de rega”, recorda o município. Posteriormente, será realizada a plantação de vinha, outras culturas e novas áreas florestais.
“Considerando a sua dimensão, este investimento, ansiado há mais de duas décadas pela população local, resultará num acréscimo produtivo daquela casta nobre e singular, potenciando novos investimentos no setor e chamando novas gerações para a viticultura”, sustenta a nota enviada à imprensa.
O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, citado naquela nota, sublinha que se trata de “um investimento fundamental para a atividade agrícola e vinícola no Vale do Gadanha, representando uma mais-valia económica para o concelho de Monção”
O projeto de “ordenamento fundiário, repartido pelas duas freguesias do Vale do Gadanha, contempla 529 hectares de extensão, dos quais 127 de reconversão de vinha da casta Alvarinho”.
A empreitada, entregue à empresa Restradas – Revitalização de Estradas do Norte, pelo montante de 4.196.954,84 euros, com IVA incluído, deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2022.
Para assegurar a parte logística e técnica do projeto, a Câmara Municipal de Monção informa ainda que tem disponível um gabinete de apoio, cuja função é esclarecer os proprietários e preparar toda a documentação relacionada com o registo dos lotes.