A Biblioteca Municipal e o Arquivo Municipal de Monção vão reabrir ao público na quarta-feira, dia 1 de julho, com novas medidas de segurança.
Em comunicado, o município divulgou que, durante toda a permanência e até à saída dos dois equipamentos culturais, será obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos e um distanciamento social de dois metros.
No caso da Biblioteca Municipal, o acesso aos diferentes espaços é orientado pelos técnicos, o acesso às estantes está interdito aos utilizadores e apenas é feito pelos técnicos, é restrito e limitado o acesso aos computadores (uma pessoa por computador, com duração máxima de 60 minutos), o acesso de crianças, com idade igual ou inferior a 12 anos, deve ser feito na companhia de um adulto e, para evitar aglomerados, quer no exterior, quer no interior da biblioteca, só é permitida a entrada individual (exceção para crianças menores de 12 anos).
Também o empréstimo domiciliário terá novas regras, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Os utilizadores podem requisitar até três livros e dois audiovisuais e os empréstimos terão a duração de 15 dias.
Já o pedido de documentos pode ser feito através de contacto telefónico, por e-mail ou através do catálogo online da biblioteca e, após a validação e agendamento da entrega presencial, o utilizador deve dirigir-se à Biblioteca Municipal para receber os documentos. Os livros e documentos, consultados em regime presencial, têm de ser solicitados aos técnicos do equipamento.
No Arquivo Municipal, de acordo com as medidas de contingência divulgadas esta segunda-feira pela autarquia, o acesso à sala de leitura está limitado a duas pessoas e é, sempre, realizado na companhia de um técnico, o acesso às estantes da sala de leitura está interdito aos utilizadores e a requisição ou consultas de documentos deverão ser feitas através de telefone ou e-mail.