Altominho.tv

Época balnear arranca hoje no Alto Minho com Moledo a liderar a lotação permitida

A época balnear arranca este sábado na região Norte, 12 dias comparativamente a 2019, com a Praia de Moledo, em Caminha, a liderar a lista de areais com maior lotação autorizada em tempo de pandemia.

Recorde-se que de acordo com o documento que define a lotação das praias nacionais levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente, em Caminha, além praia de Moledo, com uma capacidade até 4.500 banhistas, o areal com maior lotação é o de Vila Praia de Âncora com uma capacidade para 2.700 pessoas, seguido da praia da Foz do Minho, com uma capacidade até 1.600 pessoas e o Forte do Cão na Gelfa, com uma capacidade até 500 pessoas.

No concelho de Viana do Castelo, destaca-se a praia de Arda/Bico (1.400) que tem a maior capacidade, seguida da praia de Afife (900), Paço/Carreço (900), Cabedelo (800), Cabedelo/Luziamar (800), Praia Norte (600), Carreço (600), Amorosa-Chafé (400), Amorosa-Chafé Sul (400) e Pedra Alta-Castelo do Neiva (200), são as praias identificadas pela APA que passam a ter uma capacidade controlada neste concelho.

A abertura da época balnear na região Norte foi hoje assinalada pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Matos Fernandes, na Praia do Senhor da Pedra em Vila Nova de Gaia, numa sessão realizada às 11h25.

Durante a época balnear deste ano, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos, segundo um decreto-lei aprovado pelo Governo.

Além do “distanciamento físico de segurança entre utentes no acesso e na utilização da praia e no banho no mar ou no rio”, os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como “evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena“.

Relativamente ao estado de ocupação das praias, vai existir “sinalética tipo semáforo“, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).

Segundo o Governo, a informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação ‘InfoPraia’ e na página da internet da APA.