Altominho.tv

Campo de férias lançado em Cerveira como resposta suplementar aos ATL

A Câmara de Vila Nova de Cerveira informou que estão abertas as inscrições para participar no Vi(m)Ver Cerveira Kids, um programa lúdico e educativo para crianças e jovens do concelho entre os seis e os 15 anos, com o objetivo de proporcionar uma ocupação saudável durante as férias escolares.

Segundo o município, a participação neste ‘campo de férias’, entre 6 de julho e 28 de agosto, “tem algumas condicionantes, nomeadamente não haver duplicação de registo nos centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) em funcionamento no concelho, a apresentação de comprovativo do período laboral dos pais e a existência de um número mínimo de inscritos”.

A autarquia adianta ainda que os ATL de Campos e de Lovelhe iniciam a sua atividade, a 29 de junho, tendo ainda vagas disponíveis. “No entanto, e perspetivando que esta oferta possa vir a ser imediatamente preenchida, devido ao novo contexto socioeconómico provocado pela pandemia de Covid-19 com muitas empresas obrigadas a interromper a sua produtividade durante os dois meses de confinamento, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira preparou uma resposta suplementar e que só será ativada mediante a ocupação total dos ATL”.

O programa ‘Vi(m)Ver Cerveira Kids’ apresenta-se com “atividades estruturadas e monitorizadas por técnicos competentes e responsáveis”.

De acordo com a vereadora com o pelouro da Juventude, citado no comunicado enviado à imprensa, “o que está em causa é o aumento da oferta de serviços para crianças em tempo de férias letivas e numa realidade excecional. Não pode ser esquecido que as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 implicaram o encerramento das escolas a meados do mês de março, não havendo retoma das aulas presenciais no presente ano letivo, salvo as exceções decretadas pelo Ministério da Educação. E se toda esta alteração de rotinas é difícil para os adultos, as crianças são aquelas que sentem ainda mais as consequências do isolamento social, com casos de ansiedade”.

Para Aurora Viães torna-se importante a dinamização de atividades de verão, “como forma de apoiar as famílias que, sem retaguarda, precisam de garantir a segurança e bem-estar dos seus educandos, além de ensinar e ajudar as crianças a criar mecanismos de preparação para um próximo ano letivo que poderá ser diferente do habitual”.

O programa ‘Vi(m)Ver Cerveira Kids’ “alia divertimento e aprendizagem a partir de diversas áreas, dos jogos e das atividades ao ar livre”. A organização privilegia metodologias lúdicas e participativas de natureza educativa, cultural, desportiva e recreativa, procurando estimular os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, com vista a um maior desenvolvimento da sua autonomia.

As atividades agendadas de segunda a sexta-feira, entre as 08h45 e as 17h00, vão decorrer nas instalações do Centro Escolar da vila podendo, em casos específicos e devidamente assinalados no plano de atividades, acontecer noutras instalações municipais, sempre em consonância e cumprimento das diretrizes governamentais e das recomendações/orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde.

O município sublinha que não estão estipuladas saídas para fora do concelho e, no caso de não abertura do campo de férias, as atividades contratualizadas no âmbito deste programa serão dinamizadas no seio dos ATL existentes.

A participação neste ‘campo de férias’ está sujeita a inscrição prévia de um formulário específico disponível no website da Câmara Municipal. Se o número de vagas for totalmente preenchido, as crianças e jovens são divididos em dois grupos, de acordo com as idades, nomeadamente dos seis (com frequência no 1º ano do 1º ciclo) aos 10 anos (que tenha concluído o 4º ano do 1º ciclo) e dos 10 aos 15 anos.