Altominho.tv

Surf Clube de Viana regressa ao mar ‘de forma faseada e segura’

O Surf Clube de Viana (SCV) regressou ao mar ‘de forma faseada e segura’.

O Clube ‘elegeu a segurança, sobretudo dos seus atletas, alunos e de todos os seus elementos, como prioritária na sua planificação estratégica do regresso à atividade desportiva’.

Além de estruturar a aplicação das recomendações da Direção Geral de Saúde, o SCV informou que levou a cabo um conjunto de ações que o certificam como entidade segura para a atividade desportiva.

“A decisão da direção do SCV não passou apenas por não haver um regresso à atividade desportiva enquanto não existisse uma resposta consciente e bem consolidada aos novos desafios de segurança e de saúde pública mas também por o regresso ao mar ser faseado, por forma a poder ser testado e, caso necessário, reajustado, e ainda por haver uma comunicação formal do seu “plano de contingência” aos encarregados de educação dos seus alunos”.

Entre 1 de junho e 5 de junho, o SCV realizou a sua primeira atividade.

Esta atividade consistiu em aulas de surf e bodyboard a 34 alunos da disciplina de Atividades Físicas de Natureza e Fitness II (AFNF II), do 2º ano da licenciatura de Desporto e Lazer da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Para António Brandão, responsável pela unidade curricular de AFNF II, “esta atividade, que funcionou como um projeto piloto tanto para o SCV como para nós e que exigiu muito planeamento, foi um êxito!”

A 13 de junho iniciaram-se as aulas do Regular II, Pré-competição, Competição e Para Surfing.

Para 20 de junho está previsto o início dos treinos do Regular I.

O SCV prevê estar em pleno funcionamento a 4 de julho, com o recomeço das classes de Master e de Avançado.

O clube vianense, além de se ter reorganizado internamente, continua, como parceiro da World Surf Cities Network, a apoiar algumas cidades parceiras, que ainda sofrem da proibição da prática do surf.