Altominho.tv

Grupo Etnográfico de Areosa transforma moda alentejana em vira

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) respondeu a um desafio proposto pela cantora, instrumentista e compositora Celina da Piedade e transformou “Não te faças Coradinha”, uma moda alentejana, num “alegre” vira.

Segundo o grupo, o desafio foi lançado em maio nas redes sociais, com o propósito de sensibilizar as escolas para o uso do repertório tradicional nas atividades letivas.

“O objetivo é que as crianças e respetivas famílias continuem a aprender, ou a relembrar, o cancioneiro tradicional português”, referem.

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) partilha desse objetivo desde a sua fundação, em 1966, implementando de forma voluntária, há vários anos, o projeto “Gosto do Vira” na Eb1 do Meio – Areosa e no Jardim Infantil Bom Pastor, em Viana do Castelo, tendo também realizado várias iniciativas “online” desde que foi necessário encerrar as escolas devido à pandemia.

“Por tudo isto, os músicos do Etnográfico de Areosa responderam ao desafio de Celina da Piedade que lhes ensinou “Não te faças Coradinha” (#challengecoradinha), uma moda alentejana, no entanto, como a criatividade não tem limites, estes transformaram-na num alegre vira”, explicam.