Altominho.tv

Equipa de Sapadores Florestais reforçada com equipamento de prevenção

A Equipa de Sapadores Florestais de Vila Nova de Cerveira foi reforçada com equipamento de prevenção.

Fruto da proposta vencedora na edição 2019 do Orçamento Participativo Jovem ‘Melhor Equipamento e Mais Segurança’, a equipa de Sapadores Florestais de Vila Nova de Cerveira (ESF20-111) acaba de ser apetrechada com um conjunto de equipamentos para apoiar nos trabalhos de limpeza e prevenção a incêndios florestais.

Apresentada pelo jovem estudante da ETAP Cerveira, Duarte Pires, a ideia tem como objetivo contribuir para “o bom desempenho dos elementos que integram a equipa de Proteção Civil que, diariamente, trabalham em prol da segurança e bem estar das pessoas e seus bens, através da aquisição de equipamento”.

Após sinalizadas as necessidades, a verba de 5 mil euros serviu para adquirir dez EPI’s Florestal Sapadores (casacos e calças), cinco Torgas – Ferramenta Florestal Multifunções, duas Mochilas Extintoras, uma Roçadora de Mochila e cinco Máscaras Ignífugas. Complementarmente, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Fundo Florestal Permanente, também cedeu à equipa mais uma Motosserra, uma Roçadora Florestal e cinco EPI’s de Silvicultura (calça, casaco, camisola, t-shirt e botas).

De relembrar que a edição 2019 do OPJovem teve dois projetos vencedores – ‘Mais Equipamento e Melhor Segurança’ e Registo para Todos’ -, para um investimento de 10 mil euros.

A edição deste ano 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.