Altominho.tv

Iniciado processo de certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez informou esta quinta-feira que vai investir cerca de 20 mil euros na certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez, uma “referência” na doçaria tradicional do concelho.

Em comunicado, a autarquia justificou o investimento com a necessidade de “valorizar e preservar a receita original deste doce regional”.

Na nota, o município explicou que, “na última reunião camarária foi aprovada a abertura do procedimento concursal, tendo em vista a certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez”.

“Este procedimento tem como finalidade a elaboração de um guia de especificações e ações de acompanhamento às empresas aderentes ao processo de certificação dos Charutos de Arcos de Valdevez, assim como, o desenvolvimento de ações de capacitação para as entidades, sobre Inovação, Investigação & Desenvolvimento relativamente ao produto ou gastronomia tradicional”, explica a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal, “a certificação deste doce tradicional irá permitir aferir as características que fazem com que os Charutos de Arcos de Valdevez sejam uma marca da região, identificando as características e as variáveis comuns em cada receita, bem como, o proteger a nível geográfico”.

Os Charutos dos Arcos são feitos com massa de hóstia, numa máquina antiga manual, que envolve um recheio de gemas de ovo e açúcar. De acordo com informação que consta no sítio na Internet da Câmara de Arcos de Valdevez, o nome do doce está registado pela casa Doçaria Central desde 1963, embora a receita seja mais antiga.