A feira semanal de Monção regressa na quinta-feira, após quase dois meses e meio de interrupção, devido à pandemia de Covid-19.
Em comunicado, o município adianta as normas de seguranças que deverão ser cumpridas por feirantes e clientes.
“As medidas de prevenção e contenção devem ser respeitadas e cumpridas, integralmente, pelos feirantes e público. O objetivo é que a retoma da feira semanal seja feita em total segurança para todos“, refere o comunicado.
Medidas Individuais (feirantes e público)
–A utilização de máscara de proteção individual é obrigatória para os feirantes e para o público em todo o recinto da feira, devendo as medidas de distanciamento físico e etiqueta respiratória serem cumpridas na integra.
-A lotação do espaço será controlada, aconselhando-se que cada cliente não ultrapasse duas horas de permanência na feira.
–O recinto terá três entradas e duas saídas, devidamente sinalizadas, devendo o público respeitar cada uma delas (ver imagem).
–Nas entradas, os funcionários da autarquia e voluntários vão proceder à higienização das mãos do público, com gel desinfetante, sensibilizando-o para o cumprimento do plano de contingência.
–O manuseamento dos artigos, produtos e materiais em exposição, por parte do público, deve limitar-se ao estritamente necessário.
-Em todas as atividades de comercialização de artigos e produtos, devem ser cumpridas as regras de distanciamento físico (2 metros), entre feirantes e clientes.
-Em conformidade com a Orientação 014/2020 da Direção Geral da Saúde, os feirantes devem proceder à limpeza e desinfeção frequente dos seus espaços comerciais.
Medidas Gerais
–Todo o recinto da feira será desinfetado antes e depois do período de funcionamento.
–As instalações sanitárias serão objeto de limpeza e desinfeção frequente durante o horário de funcionamento da feira.
-Serão disponibilizados contentores de resíduos indiferenciados nas entradas e saídas do recinto, devendo os EPI’s descartáveis, quando retirados, ser prontamente colocados naqueles recipientes.
–Os funcionários do serviço de fiscalização da feira irão percorrer o recinto, verificando o cumprimento das normas do Regulamento Municipal da Atividade de Comércio a Retalho não Sedentária Exercida por Feirantes e Vendedores Ambulantes, bem como das medidas de proteção contra o COVID 19.
“Este regresso, ansiado pela generalidade dos feirantes, enquadra-se na segunda fase do plano de desconfinamento, sendo efetuado no âmbito de um plano de contingência, em fase de ultimação, envolvendo diversas medidas de prevenção e contenção que serão divulgadas durante o dia de amanhã”, refere a autarquia.