Altominho.tv
MANUEL CALÓ

Lar da Misericórdia em Viana do Castelo desinfetado na segunda-feira

O lar de Santiago, pertencente à Misericórdia de Viana do Castelo, vai ser desinfetado na segunda-feira, pelas 10h00, anunciou este domingo a Proteção Civil Municipal, adiantando que a operação implicará a retirada, temporária, de 18 utentes com autonomia.

Em comunicado enviado às redações, a Proteção Civil Municipal adiantou que a desinfeção foi decidida “em articulação com a Autoridade de Saúde e a Segurança Social” e que “será efetuada pela unidade especializada da Guarda Nacional Republicana (GNR), após pedido efetuado ao Comando Operacional Distrital da Proteção Civil”.

“Para facilitar a boa execução das operações e garantir a segurança dos utentes, a Proteção Civil Municipal, com a colaboração dos meios do Município, dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha, serão deslocalizados cerca de 18 utentes com autonomia do lar de Santiago para um outro equipamento da Santa Casa da Misericórdia, enquanto a operação de desinfeção decorrer, sendo que no final da desinfeção, retornarão ao lar”.

No lar de Santiago, um dos dois pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que acolhe 51 idosos. Na quinta-feira, a Misericórdia confirmou o primeiro caso de infeção por Covid-19 num utente com cerca de 90 anos, que acabou por morrer.

Segundo os últimos números avançados pela provedora Luísa Novo, os testes realizados a todos os utentes e funcionários confirmaram positivo em três idosos e duas das seis funcionárias, aguardando-se o resultado de 17 rastreios, sendo que os restantes deram negativo.

No lar Nossa Senhora da Piedade, outra das estruturas da Misericórdia, residem 40 idosos, e trabalham, alternadamente, duas equipas compostas por cerca de 10 a 12 trabalhadores.