Altominho.tv
PIXABAY

Lares devem ativar planos de contingência e criar espaços de confinamento

O secretário de Estado da Saúde pediu esta segunda-feira aos responsáveis dos lares de terceira idade que criem espaços de confinamento e ativem os planos de contingência para fazerem face à epidemia de Covid-19.

Admitindo que a situação dos lares inspira preocupação, o governante afirmou que “os casos agora conhecidos [de infeção em lares] deixam ainda mais clara a urgência de estes estabelecimentos ativarem os seus planos de contingência com espaços de confinamento”.

“Sabemos que muitas vezes é difícil em função da arquitetura dos próprios espaços, mas tem de haver um esforço no sentido de criar esses espaços de isolamento. Estamos em emergência [e isso] exige uma flexibilização de procedimentos”, apelou.

O secretário de Estado, que falava em conferência de imprensa, em Lisboa, disse ainda que estas instituições que cuidam de idosos podem recorrer a bolsas de voluntariado para fazerem face ao problema da falta de recursos humanos.

O número de mortes associado à Covid-19 subiu para as 23 e os casos de infeção são 2060, mais 460 do que no domingo, segundo o último boletim epidemiológico da DGS.