Altominho.tv

Bombeiros Sapadores assinalam 240º aniversário num momento em que vivem “um dos seus maiores desafios”

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo preparam-se para assinalar 240 anos de existência e, por estes dias, encontram-se perante “um dos seus maiores desafios”.

A 22 de março, o Município assinala o aniversário da corporação de bombeiros profissionais, mas devido à pandemia de COVID-19 e à declaração do Estado de Emergência, as comemorações previstas foram adiadas, acontecendo somente dois atos simbólicos.

Assim, pelas 11h00, será depositada uma coroa de flores no Cemitério Municipal, em homenagem aos bombeiros falecidos.

Pelas 11h30, serão prestados cumprimentos aos Sapadores Municipais em serviço.

Na mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a ser distribuída por toda a corporação, José Maria Costa reconhece que estes são “dias de incerteza, onde o serviço e a missão dos bombeiros estão novamente à prova”, já que “a História dos Bombeiros está perante um dos seus maiores desafios”.

Fundado em 22 de março de 1780, com a designação original de Companhia da Bomba, o corpo dos Bombeiros Sapadores Viana do Castelo é atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto, sendo um serviço da Câmara Municipal, de quem depende administrativamente. Conta com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.