Altominho.tv

Politécnico de Viana acolhe de 4 a 6 de março o II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai debater, durante três dias, em Refoios do Lima a Agricultura 4.0 no II Simpósio Ibérico de Engenharia Hortícola (SIbEH2020).

Organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e pela Sociedad Española de Ciencias Hortícolas (SECH), a iniciativa que reúne em Portugal mais de 70 especialistas do setor vai decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), que é igualmente a instituição organizadora local.

O simpósio conta com conferências plenárias, workshops técnicos, apresentações de trabalhos e uma visita técnica, informou hoje o IPVC em comunicado.

“Atualmente o sector agrícola enfrenta uma transformação na forma de produzir, baseada na utilização de novas ferramentas, onde se destacam a utilização de sensores e a aquisição e tratamento de dados”, pode ler-se ainda na nota.

Ao longo destes três dias serão analisadas questões como: agricultura de precisão, automatização e robotização, sensores e visão artificial, sistemas de apoio à tomada de decisão, modelação e simulação, desenvolvimento de APP e aplicações web, sistemas de informação geográfica e TIC no ensino de Agronomia.