Altominho.tv

Projeto escolar põe presidente da Câmara de Cerveira a atender 170 alunos

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai realizar, em março, oito sessões de atendimento a 170 alunos do 3.º e 4.º anos do concelho, para estimular a intervenção cívica e a aprendizagem para a cidadania.

Em comunicado de hoje, a autarquia presidida por Fernando Nogueira explicou que, através do projeto A Nossa Voz, “todos os alunos do agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira vão conversar com o presidente da câmara sobre o que está bem e o que pode ser melhorado no concelho”. 

No total estão programadas oito sessões de atendimento, sendo que no final o objetivo é partilhar as conclusões dos encontros na assembleia municipal daquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

O projeto escolar, desenvolvido pelos professores Mário Afonso e Rui Fernandes, colocou “os pequenos munícipes a fazerem o trabalho de casa antes das reuniões com o autarca Fernando Nogueira”. 

“Ao longo de dois meses, cada criança ficou encarregue de pesquisar os aspetos positivos e as eventuais dificuldades existentes na área de residência, estabelecendo contactos diretos com a família, os órgãos locais (juntas de freguesia, associações e párocos) e a população em geral”, especifica a nota. 

Os assuntos recolhidos pelos alunos “foram debatidos na sala de aula para seleção por temas, através de assembleias participativas” e, em março, serão apresentadas nas “audiências” com o presidente da câmara”.

“Cada turma vai levantar questões e, nalguns casos específicos, propor soluções”, especifica a nota. 

Fernando Nogueira, citado no documento destacou “a autenticidade” do projeto escolar, “num momento em que se discute o desinteresse e afastamento das gerações mais novas relativamente a uma sociedade mais participada e construtiva e, por consequência, a ausência de um pensamento dinâmico e crítico sobre o concelho ou região”. 

“Habitualmente, realçamos a simplicidade e a sinceridade das crianças como fatores diferenciadores, por isso ouvir as suas ideias e preocupações para com o seu território na primeira pessoa é um momento gratificante, porque as crianças de hoje são o futuro de amanhã”, acrescentou.

O “A Nossa Voz” pretende “promover a intervenção cívica e política, fortalecer a aprendizagem para a cidadania e a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, salientando a importância da tolerância, do respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria”. 

As sessões de atendimento com o presidente da Câmara vão decorrer no salão nobre dos Paços do Concelho, nos dias 05, 11, 13, 18 e 25 de março, divididas por turmas. 

O concelho de Vila Nova de Cerveira tem três centros escolares – Norte (Campos), Vila Nova de Cerveira e Covas- integrados no único agrupamento de escolar do concelho.

No final do ano letivo, prevê-se a participação dos “pequenos munícipes numa sessão da assembleia municipal, de caráter extraordinário, para a apresentação e debate dos temas aos deputados municipais e consequente encaminhamento para as entidades responsáveis, recomendando a sua resolução”.