Altominho.tv

Pesca da lampreia começa nas pesqueiras do rio Minho

A pesca da lampreia começa este sábado nas pesqueiras do rio Minho. Centenas de pescadores dos concelhos de Monção e Melgaço dedicam-se à safra daquele ciclóstomo, que se prolonga até 21 de maio.

A faina da lampreia varia em função da arte utilizada, já que pode ser feita com “lampreeiras”, a bordo de embarcações artesanais, ou com pesqueiras armadas, arte denominada botirão e cabaceira (estruturas antigas, em pedra, existentes no rio).

O rio Minho concentra entre a torre da Lapela, em Monção, e o concelho vizinho de Melgaço, num percurso de cerca de 35 quilómetros, mais de 600 pesqueiras. Estas estruturas antigas em pedra são descritas como “habilidosos sistemas de muros construídos a partir das margens, que se assumem como barreiras à passagem do peixe, que se via assim obrigado a fugir pelas pequenas aberturas através das quais, coagido pela força da corrente das águas, acabando por ser apanhado em engenhosas armadilhas”.

O uso do colete de salvação é obrigatório nestas construções de pedra situadas nas margens do rio Minho. A medida entrou em vigor em novembro de 2018, na sequência dos dois acidentes mortais registados nesse ano no rio, envolvendo aquelas estruturas, onde são colocadas redes para a captura da lampreia.

Segundo números avançados pelo comandante da capitania de Caminha, Pedro Costa, responsável pela fiscalização da atividade ao longo daquele rio internacional, estão registadas 665 pesqueiras na margem portuguesa, das quais 197 encontram-se ativas e 158 estão licenciadas para a pesca.

As pesqueiras do rio Minho procuram, atualmente, a classificação como património imaterial partilhado pelo Norte de Portugal e pela Galiza, em Espanha.

A candidatura integra-se na Estratégia de Cooperação Inteligente do Rio Minho Transfronteiriço”_Smart_Miño”, cofinanciado pelo Programa Interreg V A (POCTEP), e pretende preservar aquele que é considerado um “tesouro vivo” da pesca artesanal.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.