Altominho.tv

Lindoso festeja tradicional Entrudo do Pai Velho

A freguesia de Lindoso, em Ponte da Barca, vai voltar a sair à rua para o Entrudo do Pai Velho, uma das celebrações mais tradicionais do país, que acontece ao longo de dois dias.

No dia 23 de fevereiro, “Domingo Gordo”, realiza-se um cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares da aldeia, ao qual a população se junta para celebrar o Carnaval. Durante a manhã, o busto de madeira do Pai Velho passa pelas terras altas, em frente aos espigueiros, tendo como pano de fundo o Castelo Medieval.

Depois de um desfile com carros de bois enfeitados com originalidade, é protagonizado um momento de humor junto ao cruzeiro, ao qual se seguem festividades durante a tarde e noite dentro.

Na terça-feira de Carnaval, há um novo cortejo com o busto de madeira do Pai Velho, mas o momento fulcral decorre a partir das 23h30, com o velório, enterro e queima da figura tradicional e a leitura do seu testamento.

Os festejos incluem ainda animação musical, com um encontro de concertinas e desgarradas.

A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia do Lindoso e pela Associação “Os Amigos do Lindoso”, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca.