Altominho.tv

Semana começa com chuva e subida da temperatura mínima

A chuva está de regresso esta semana e vem acompanhada de uma subida da temperatura mínima na generalidade do território português e intensificação do vento, de acordo com as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta segunda-feira, o céu estará muito nublado, com boas abertas na costa sul do Algarve até ao final da manhã e neblina ou nevoeiro temporário. Os períodos de chuva, que estão previstos principalmente para as regiões Norte e Centro e que poderão manifestar-se sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã, vão estender-se ao Alentejo a partir da tarde, e ao Algarve.

O vento será fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral a norte do Cabo Raso até final da tarde e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 km/h.

O IPMA prevê uma subida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas no distrito de Viana do Castelo vão variar entre os 9 graus Celsius e os 12ºC e as máximas entre os 11ºC e os 17ºC.

Chuva mais intensa na terça-feira

Para terça-feira, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, apresentando algumas abertas na região Sul durante a tarde e períodos de chuva, mais intensa e persistente no Minho e Douro Litoral. A chuva será fraca na região Sul.

O vento soprará moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral a norte do Cabo Mondego e nas terras altas do Norte e Centro, por vezes com rajadas até 60 km/h. Poderá registar-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e uma pequena subida de temperatura.

O cenário será semelhante na quarta-feira, estando previstos períodos de chuva mais intensa e persistente no Minho e Douro Litoral, sendo fraca e pouco frequente na região Sul.

No Alto Minho, segundo as informações avançadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a chuva deverá continuar até ao próximo fim de semana, com uma ligeira melhoria do estado do tempo no domingo.