Altominho.tv

Câmara de Valença incentiva serviços municipais a separar resíduos

O presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, solicitou esta terça-feira a todos os serviços do município a separação dos resíduos produzidos. Para o autarca, trata-se de uma medida “importante e responsável”.

“Hoje podemos dizer que vivemos melhor que os nossos antepassados, mas a melhoria da nossa qualidade de vida está associada ao aumento do consumo e consequentemente ao aumento dos resíduos. O lixo que estamos a produzir é um problema para o ambiente e se não mudarmos o nosso comportamento vamos deixar às novas gerações um mundo pior para viver (…) Com esta simples medida podermos ajudar a resolver este problema e garantir um futuro melhor para todos. Separar os resíduos é fácil e está ao alcance de todos”, sublinha Manuel Lopes, citado no comunicado hoje enviado à imprensa.

A autarquia adianta que, a partir de 3 de fevereiro, “todos os serviços vão ficar equipados com ecopontos para recolha de todos os desperdícios recicláveis”.

Naquela nota, o município refere ainda que esta iniciativa pode ser “replicada nas demais instituições e meio empresarial do concelho, de modo a que a cultura da reciclagem seja uma prática diária transversal a toda a sociedade”.

A par desta iniciativa, segundo a autarquia, está a ser estudada a implementação de um conjunto de práticas ambientais que prossigam o objetivo estratégico “Valença Mais Amiga do Ambiente”.