Altominho.tv

Futuro do desenvolvimento do Vale do Minho pelas comunidades em debate

A Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença vai acolher, no dia 7 de janeiro, uma mesa redonda subordinada ao tema “Desenvolvimento Local Liderado pelas Comunidades – Abordagem LEADER – Que desafios para o Futuro?”.

O encontro, organizado pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), tem como objetivo “refletir sobre prioridades e estratégias de futuro para o Vale do Minho”.

A mesa redonda contará com a intervenção de diversas entidades representativas dos vários setores socioeconómicos do território, nomeadamente, o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, o
presidente da direção da ADRIMINHO, Manoel Batista, o presidente da CCDRN,
Fernando Freire de Sousa, a diretora regional de Agricultura, Carla Alves, o
presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o primeiro secretário da CIM Alto Minho, Júlio Pereira, e terá lugar no Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), pelas 16h15.

Esta iniciativa enquadra-se na abordagem LEADER, que tem como missão “aumentar o potencial de desenvolvimento das zonas rurais, baseando-se em iniciativas e competências locais, promovendo a aquisição do saber-fazer no domínio do desenvolvimento integrado local e divulgando esse saber-fazer a outras zonas rurais”, e é a primeira de diversas atividades a serem dinamizadas no âmbito do projeto “Animação da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para o Vale do Minho”, financiado pelo Norte 2020.

A esta ação associa-se ainda a comemoração dos 25 anos da ADRIMINHO, cuja intervenção abrange os municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.