Altominho.tv

Cidadãos de Cerveira e Tomiño elegem projetos que apostam no conceito de vida saudável

Os dois projetos vencedores da edição 2020 do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT), apresentados pelas populações de Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza), elegem a adoção de estilos de vida saudável como prioridade.

Em comunicado, a autarquia portuguesa explicou que os projetos “As Rotas Minho/Roteiros Miño” e “Pensar o Corpo, Mover a Mente” “revelam a preferência por atividades comuns relacionadas com o exercício físico, associado ao lazer e ao conhecimento do património cultural e natural”.

No total, a quarta edição do OPT contou com a participação de 27 associações e promotores das duas regiões, tendo sido apresentados cinco projetos que estiveram em votação entre 15 de novembro e 15 de dezembro.

Um dos projetos vencedores, “As Rotas Minho/Roteiros Miño”, tem como objetivo “dar a conhecer a paisagem, cultura, património e ambiente, através de caminhadas interpretativas e conversas na natureza entre os dois concelhos”.

A iniciativa, apresentada conjuntamente pelo Clube Celtas do Minho, de Vila Nova de Cerveira, e por Carlos Xabier Oliveira Ortega, do Concello de Tomiño, pretende ainda “fomentar hábitos saudáveis de melhorar a condição física das pessoas, diminuir o stress e a ansiedade associados ao dia a dia e promover ações de sensibilização ambiental e patrimonial, entre outras”.

Já o segundo projeto selecionado, “Pensar o corpo, mover a mente”, tem como propósito “aproveitar as condições desportivas e naturais de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño e, simultaneamente, incentivar as populações a praticar desporto, valorizando a saúde física e mental através de experiências saudáveis e que potenciem o interesse na participação de atividades de interesse artístico e cultural, fomentando os costumes e os valores locais e a cidadania”.

A proposta resultou de uma colaboração entre o Citius Fit, de Vila nova de Cerveira, e a Asociación Sociocultural Senraia, de Tomiño.

Os dois projetos vencedores serão executados durante o próximo ano, sendo que o OPT está dotado de uma verba de 20 mil euros.

O OPT Cerveira-Tomiño é uma iniciativa da Eurocidade que procura incentivar o conhecimento e intercâmbio de pessoas, associações e entidades que partilham interesses e objetivos comuns a ambas as margens do rio Minho, fomentando a igualdade de oportunidades e o reforço da participação pública da cidadania transfronteiriça na procura de soluções para problemas comuns.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.