Altominho.tv

Caminha é a capital da marioneta nos dias 7 e 8 de dezembro

Caminha é a capital da marioneta nos dias 7 e 8 de dezembro.

Este concelho acolhe mais uma edição da Festa da Marioneta Luso-Galaica – Maluga- e que este ano traz algumas novidades.

Oficinas divertidas, animação de rua e vários espetáculos com destaque para o reportório do teatro tradicional de fantoches português, o Dom Roberto, vão dar o mote a esta 5ª edição.

O Município de Caminha informou que pela primeira vez, o Maluga vai chegar a Vila Praia de Âncora já em janeiro de 2020, com vários espetáculos dirigidos para a comunidade escolar. 

O festival da marioneta é promovido pela companhia de teatro Krisálida e resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Caminha, reunindo companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha), entre espetáculos em sala e na rua, mas também com oficinas de construção de marionetas para crianças a partir dos 4 anos. 

O dia 7, começa com o espetáculo “A girafa que comia estrelas”, protagonizado pelo Movimento InCriativo, de Arcos de Valdevez, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, pelas 11H00. Trata-se de uma adaptação do conto homónimo de José Eduardo Agualusa.

Da parte da tarde, pelas 15H30, a Praça do Conselheiro Silva Torres é palco do Teatro D. Roberto “O Caçador”, encenado por MãoZorra – Teatro de Marionetas.

O primeiro dia do festival termina no Valadares com a exibição da peça “Auga que non vas beber”, pela companhia galega Fantoches Baj. Esta é uma comédia musical para marionetas com canções populares e da memória coletiva na península ibérica, como “A Saia da Carolina” ou “O sermão do padre Damião”.

As atividades continuam no domingo, dia 8.

Este projeto é apoiado pela dgArtes – Direção Geral das Artes.