Altominho.tv

Liga dos Amigos faz 38 anos e oferece equipamentos a Hospital de Viana do Castelo

A Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inicia hoje as comemorações dos seus 38 anos oferecendo equipamentos, no valor de mais de 11 mil euros, a vários serviços daquela unidade hospitalar.

“Oferecemos um total de 38 televisores, no valor de cerca de 6.500 euros, contribuindo para o bem-estar dos doentes internados nos serviços de Medicina, Cirurgia, Ortopedia, Neurologia, Cuidados Intensivos e Intermédios Polivalentes. Ao serviço de Imuno-Hemoterapia foram oferecidos cerca de 4.500 euros em aparelhos para o serviço de sangue”, disse hoje à Lusa o presidente da Liga dos Amigos do hospital de Viana do Castelo (LAHVC), Defensor Moura.

A Liga, formalmente constituída em 1981, tem na promoção da dádiva de sangue e no apoio direto aos doentes as suas principais áreas de atividade.

O médico especialista em Medicina Interna, já reformado, antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo e fundador da Liga, acrescentou terem ainda sido entregues ao serviço de Imuno-Hemoterapia “uma placa de arrefecimento do sangue e o respetivo cesto de transporte e, ainda, um selador de mesa ‘Weld T’ para os sistemas de colheita”.

Durante este ano, segundo dados revelados pela Liga, “o hospital recebeu 6.094 dádivas de sangue, das quais 4.548 doadas no serviço de sangue e 1.546 colhidas nas brigadas externas”.

A sessão comemorativa dos 38 anos daquela entidade está marcada para o dia 30, “com a homenagem a dadores de sangue, voluntários e beneméritos, cujas contribuições permitiram a aquisição dos equipamentos já oferecidos ao hospital e de outros que vão ser entregues na sessão a diferentes serviços hospitalares”.

“Ainda estamos a reunir verbas e pedidos dos serviços, mas seguramente vamos oferecer os televisores suficientes para que todas as enfermarias e isolamentos do hospital fiquem com um moderno televisor, substituindo os velhos caixotes”, destacou.

Em 38 anos de atividade, a Liga dos Amigos do Hospital ofereceu “múltiplos equipamentos técnicos aos serviços de Urgência, de Cirurgia, Medicina, Cardiologia, Pneumologia, Obstetrícia, Pediatria e Imuno-Hemoterapia”.

Em outubro, a Liga disse estar a investir “mais de 30 mil euros na ampliação do serviço de Radiologia para rentabilizar o novo mamógrafo digital com estereotaxia da unidade” que ofereceu ao hospital de Santa Luzia.

O novo equipamento, que custou 92.250 euros, “entrou em funcionamento em abril e realizou exames a mais de 600 mulheres, além de ter permitido intervenções que não eram viáveis com o equipamento que foi desativado”.

A Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM) é constituída por dois hospitais: Santa Luzia, em Viana do Castelo, e Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.