Altominho.tv

Destruídos 135 ninhos de vespa velutina no concelho de Vila Nova de Cerveira

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Nova de Cerveira, através da equipa de Sapadores Florestais, anunciou a destruição de 135 ninhos de vespas velutinas neste concelho, no período entre janeiro e outubro.

Em comunicado, o município refere que os meses de setembro e outubro foram aqueles em que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Vila Nova de Cerveira registou uma maior incidência de ninhos de vespa velutina, resultado da queda das folhas de árvores que facilitou a visibilidade e a localização.

“A maioria das ocorrências verificadas tem sido nas freguesias de Covas, Cornes, Campos e Sapardos”, especificam na nota.

O aumento dos casos reportados, segundo a autarquia, é “fruto da consciencialização e colaboração ativa da população, peça-chave na procura de ninhos e na denúncia ao Serviço Municipal de Proteção Civil que, no imediato, avança com o processo de destruição recorrendo à equipa de Sapadores Florestais”.

Em fevereiro, o Governo criou um fundo de apoio para o combate à vespa asiática, através da destruição de ninhos, a ser usado pelas autarquias. Até ao momento, mais de 130 câmaras municipais já formalizaram e viram aprovadas as respetivas candidaturas.

A vespa velutina é uma espécie asiática característica de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal, e cuja progressão já se alargou ao centro e sul.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem alertado para os efeitos da presença desta espécie não indígena, sobretudo na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, constituindo-se também como uma ameaça para a saúde pública.

A velutina distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da europeia, onde prevalece a cor amarela.