Altominho.tv

Crianças de Monção aprendem a fazer pequenos-almoços e lanches saudáveis

O município de Monção está promover a “Semana da Alimentação Saudável” junto de 195 crianças dos quatro estabelecimentos de ensino do concelho. A iniciativa arrancou esta segunda-feira e decorre até dia 18.

Em comunicado, a autarquia explica que a atividade, dinamizada por Rui Ribeiro e Maria do Carmo Fernandes, docentes da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), tem como finalidade “transmitir às crianças alguns conhecimentos sobre um modelo alimentar completo e equilibrado, visando a alteração de comportamentos alimentares diários”.

Os alunos do 1º e 2º ano do 1º CEB das escolas de Monção, Mazedo, Pias e Tangil “vão aprender a fazer pequenos-almoços e lanches saudáveis, recebendo informações precisas sobre a importância de desenvolverem uma alimentação saudável no que respeita aos produtos alimentares que trazem para a escola”, adianta a nota enviada à imprensa.

“De uma forma muito simples, as crianças aprendem a fazer lanches variados, equilibrados e saudáveis, ajudando-as a desenvolver uma alimentação direcionada para o bem-estar físico e mental, com vantagens ao nível da saúde e qualidade de vida. Levam estes ensinamentos para casa, incentivando a mudança de hábitos alimentares dos seus pais”, afirma o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, citado naquela nota.

No âmbito da iniciativa “Semana da Alimentação Saudável”, vai ainda realizar-se na sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da EPRAMI – Pólo de Monção, um atelier sobre “Preparação de Lancheiras Saudáveis”, destinado aos pais, encarregados de educação e comunidade em geral. A participação é gratuita, não sendo necessário inscrição.