Altominho.tv
PIXABAY

Oficinas artísticas sensibilizam alunos de Cerveira e Tomiño para a importância do ambiente

O Convento SanPayo, em Vila Nova de Cerveira, acolhe, até ao dia 11 de outubro, cinco oficinas artísticas que pretendem promover a aproximação entre crianças e jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira explica que o objetivo da iniciativa é levar os mais novos a “partilhar os valores da educação, através de atividades criativas e da experimentação com materiais reutilizados”.

“Trata-se de um projeto impulsionado conjuntamente pelas associações de pais dos centros escolares de Cerveira e a Mesa de ANPAS dos Centros Educativos de Tomiño, no âmbito da última edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço”, adianta a nota.

Com um limite de 200 participantes, as oficinas estão orientadas para os alunos do 5º ano de escolaridade, “sensibilizando para o respeito para com o meio ambiente e fomentando o interesse pela arte e criatividade”.

A atividade desenvolve-se em cinco sessões de duas horas de duração, com participação proporcional de alunos galegos e portugueses.

Segundo o município, “a mensagem a transmitir incide sobre a importância de não poluir a natureza e de possibilitar uma segunda vida aos objetos dando-lhe um cunho mais criativo”.

Os alunos são desafiados a realizar exercícios de criação e de construção a partir da combinação de elementos encontrados no lixo e na natureza (folhas, paus, pinhas, pedras, garrafas e copos de plástico, entre outros).

Os trabalhos resultantes desta iniciativa poderão ser visitados posteriormente numa exposição a ser inaugurada no Convento SanPayo.

O Orçamento Participativo Transfronteiriço é um projeto pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal e é uma das prioridades da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade Cerveira-Tomiño, tendo sido cofinanciado a 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, através de fundos FEDER da União Europeia.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.