Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe exposição internacional de filatelia

O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, até domingo, a “Atlantic Alpen-Adria, Rumo aos 500 anos do Correio em Portugal”, uma exposição internacional de filatelia que tem, este ano, como países convidados a Áustria, Croácia, Eslovénia, Hungria e Itália.

O evento, que conta com coleções filatélicas de Portugal e dos países convidados, é organizado pela Federação Portuguesa de Filatelia, com a cooperação da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, da autarquia de Viana do Castelo e dos CTT.

O Coração de Viana, em filigrana, é o carimbo oficial da nova nota de zero euros com imagem da Praça da República que vai ser lançada durante a exposição. Foram já lançadas também pela Euro Souvenir Portugal, empresa detentora dos direitos da ‘nota souvenir’ em Portugal, cinco mil notas impressas com a imagem da Praça da República, que serão vendidas durante a exposição filatélica nacional, por dois euros. Após o evento, estará disponível a três euros, numa máquina automática que será instalada na Pastelaria Caravela, na Praça da República.

As ‘notas souvenir’ possuem as mesmas características de uma nota de euro verdadeira, como a marca de água, holograma, registo transparente, sistema de segurança e um número de série.

Além da Praça da República, o distribuidor exclusivo da nota Euro Souvenir em Portugal, desde 2017, vai ainda lançar, durante a exposição filatélica, as notas de zero euros do Caminho Português de Santiago. Serão ainda lançadas as notas de zero euros de azulejos e sardinhas, desenhadas pelo artista francês Thierry Mordant, “conhecido por desenhar os selos para os serviços de correios de França”, que também marcará presença nesta exposição.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.