A Câmara de Vila Nova de Cerveira anunciou hoje as propostas vencedoras da edição 2019 do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira. Com 1432 votos, a execução de um Memorial do Bombeiro foi o projeto mais votado, seguido do ‘Apoio+’ – aquisição de uma carrinha para o Centro Social e Paroquial de Reboreda, com 1211 votos.
Em comunicado, a autarquia revela que, com um orçamento total de 90 mil euros, o Orçamento Participativo “contou com a participação de 2665 pessoas que, através de voto único, elegeram duas das três propostas submetidas a votação”.
O mais votado foi o projeto do Memorial do Bombeiro, uma escultura em aço corten com cerca de sete metros de altura, com o slogan ‘Vida por Vida’, e cujo objetivo é “enaltecer a entrega e altruísmo dos bombeiros voluntários em prol da segurança e bem-estar da população cerveirense”, adiantam.
Num investimento de 60 mil euros, esta obra de arte de homenagem ficará instalada na Rotunda dos Bombeiros, precisamente junto ao Quartel.
A segunda proposta mais votada arrecada 30 mil euros e visa a “aquisição de um veículo devidamente capacitado e adaptado para o Centro Social e Paroquial de Reboreda, de forma a apoiar toda a comunidade, famílias e pessoas de todas as idades, dissipando barreiras de mobilização e de acessibilidade”, lê-se na nota enviada à imprensa.
Em terceiro lugar, e sem verba para ser implementada no âmbito do OP Geral, ficou a requalificação do Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea.
Segundo o município, as duas propostas vencedoras devem ser concretizadas num período de 12 meses.
O Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira decorre anualmente neste concelho e é aberto à participação de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.