Navio Gil Eannes integra as “Jornadas Europeias do Património 2019”

A Fundação Gil Eannes, FP vai associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre os dias 27 e 29, uma organização da Direção-Geral do Património Cultural em associação com o Conselho da Europa.

Em comunicado, a fundação que gere o navio museu adiantou que durante aquele período serão realizadas visitas aos espaços museológicos do navio Gil Eannes, entre as 09h30 e as 19h00, e será exibido o documentário “Campanha do São Ruy 1952”, com a duração de 25 minutos, que retrata a viagem de início e regresso à Viana do Castelo do navio bacalhoeiro São Ruy.

O programa inclui ainda visita às exposições temporárias: “Campanha São Ruy 1952”; “Procissão ao Mar em Legos”; “Navios construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau” e “Uma Viagem no Tempo – Navios, Equipamentos, Instrumentos e Palamenta”.

Este ano, as jornadas europeias são subordinadas ao tema “Artes, Património, Lazer” e têm como objetivo “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que permite a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-se de uma parte da cultura, tornando os participantes autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

Na sexta-feira, a Fundação Gil Eannes irá celebrar o Dia Mundial do Turismo, com descontos de 50% nos bilhetes de entrada no navio museu.