Altominho.tv

Desfolhada tradicional anima freguesia de Cerdal nos dias 19 e 20 de outubro

Valença vai recriar, na freguesia de Cerdal, mais uma desfolhada à moda antiga, no fim de semana de 19 e 20 de outubro.

Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas vão reavivar memórias de “uma das tradições mais marcantes nas comunidades rurais de Valença”.

O ambiente agrícola e festivo é motivo para um encontro de gerações no lugar de Bogim, em Cerdal. Durante a festa, todos são convidados a descobrir a espiga rainha. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.

Na desfolhada, não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual. 

O evento vai contar ainda com animação e com produtos da gastronomia local, onde se destacarão os vinhos novos e petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre outros.

A iniciativa é organizada pela Câmara de Valença e pelo Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.