Monção e Valença organizam primeira Eco Meia Maratona

Os municípios de Monção e de Valença, recebem no dia 20 de outubro, domingo, a primeira Eco Meia Maratona.

Esta Meia Maratona vai ligar as duas localidades vizinhas pela Ecopista do Rio Minho.

As inscrições para o evento desportivo promovido pelos dois municípios estão abertas em: www.prozis.com/ecovalencamoncao

Além do trajeto de 21,0975 quilómetros, com partida em Valença e chegada a Monção, está ainda prevista uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros, ambas com percurso apenas no Município de Monção.

“O valor de participação na Eco Meia Maratona e na corrida são 10 euros, descendo para 5 euros na caminhada”, informou o Município de Monção em comunicado.

A prova “representa uma oportunidade única de praticar exercício físico num percurso com caraterísticas ambientais, monumentais e fluviais muito acentuadas, sendo vários os motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza”, pode ler-se ainda na nota.

Com o primeiro troço inaugurado em 2004, a Ecopista do Rio Minho foi distinguida, em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, como a quarta melhor ecopista da Europa.

Em 2017, nos 8th European Greenway Award, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa.

Esta será a primeira edição do evento, que promove a prática desportiva e as paisagens dos dois municípios alto-minhotos.