Altominho.tv

Noites de Folk e gastronomia mundial na 34ª edição do festival Folkmonção

As “noites de Folk e gastronomia mundial” são a principal novidade do festival “Folkmonção – O Mundo a Dançar”, que decorrerá entre 27 de julho e 5 de agosto, em onze localidades do Alto Minho e da Galiza.

Além das galas de abertura e encerramento e da gala da aliança, em Ponte de Mouro/Barbeita, Monção vai ter animação durante todas as noites do festival. Na 34ª edição do Folkmonção, o público terá a oportunidade de complementar a música e dança dos grupos convidados com a gastronomia típica daqueles países.

Na área de restauração que será instalada no Parque das Caldas, serão apresentados pratos locais, com destaque para o Cordeiro à Moda de Monção, bem como os pratos típicos e sobremesas dos países representados no evento.

Entre 27 de julho e 4 de agosto, com exceção do dia 3 de agosto, poderão ser degustados arroz ao vapor com legumes e frango (Japão), chilli com carne (México), amiwo de frango (Benim), bolo de quinoa (Bolívia), pancit bihon (Filipinas), carne “al jugo” (Chile), moussaka (Sérvia), blinis/panquecas (Rússia), e fritule/bolinhas doces (Croácia).

Japão estreia “Noites de Folk” em Monção

No primeiro dia do festival, em Barbeita, o país convidado é o Japão, encontrando-se previstas atuações do Grupo de Dança “Sismaterz” e do Grupo de Danças e Cantares de Mazedo. No dia seguinte, 28 de julho, realiza-se o espetáculo de abertura com todos os países.

O dia 29 está reservado para a Bolívia. No palco, atuam também o Grupo de Dança “All Styles” e o Rancho Folclórico “Moleirinhos do Gadanha”. O dia seguinte é preenchido com a musicalidade e versatilidade do grupo da Rússia e do Rancho Folclórico Santa Maria de Moreira, Grupo Folclórico “Estrela dos Vales”, fado com Ana Ferreira e DJ.

As “Noites do Folk e Gastronomia Mundial” continuam no dia 31 de julho, com o México como país convidado e atuações do grupo de dança “All Styles” e da Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros.

No primeiro dia de agosto, sobe ao palco o grupo de Benim, há nova atuação do Grupo de Dança “Sismaterz” e do Grupo Folclórico “Os Amigos de Longos Vales”.

Segue-se o Chile, no dia 2, partilhando palco com o grupo de dança “All Styles” e o Rancho Folclórico de S. Mamede de Troviscoso.

Na sessão de encerramento, a 4 de agosto, onde participam todos os grupos, está ainda prevista a atuação do Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe.