Altominho.tv
JOSÉ CAMPOS

Escola de Monserrate produz documentários de artistas que ali estudaram

Dez documentários sobre a vida e obra de artistas formados na maior escola do Alto Minho, a secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, estão a ser realizados ao abrigo de um projeto que vai ser apresentado no sábado.

O professor do curso profissional técnico de multimédia da Escola Secundária de Monserrate (ESM), João Palhares Lima, explicou hoje à Lusa que o projeto “Artistas que a ESM viu nascer” pretende “contribuir para a construção da memória coletiva da instituição”.

Com 14 mil metros quadrados de área, a escola tem atualmente 1.500 alunos.

A secundária de Monserrate, situada na cidade de Viana do Castelo, tem as suas raízes na Escola de Desenho Industrial, tendo, em 1979, passado a designar-se pelo nome como é hoje conhecida.

O projeto “Artistas que a ESM viu nascer” vai ser publicamente apresentado no sábado, pelas 16h30, no auditório António Manuel Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

João Palhares Lima, um dos três docentes envolvidos no projeto, adiantou que “os 10 filmes documentais retratam a vida e obra de artistas, desde escultores, pintores, ceramistas, artistas gráficos e da área da fotografia, entre outros, que, de uma forma ou outra, se encontram intimamente ligados à história da ESM e à cidade de Viana do Castelo”.

Os quatro primeiros documentários concluídos dizem respeito aos artistas Carolino Ramos, Salvador Vieira, Rui Pinto e Manuel Rocha.

“A ESM é uma escola com 130 anos, impregnada de um grande cariz técnico e artístico, que cedo se afirmou como uma mais-valia para os seus alunos, quer pela qualidade dos cursos que ministrava, quer pela qualidade dos mestres que nela empenharam todo o seu saber e dedicação”, destacou o docente.

Já a professora bibliotecária Fernanda Neves referiu que o projeto daquele estabelecimento de ensino, que integra o Agrupamento de Escolas de Monserrate, “surge na sequência de um desafio lançado pelo Centro Cultural do Alto Minho, em 2016, aquando do lançamento do livro sobre o artista Carolino Ramos, “Carolino Ramos – a pulsão pela Arte”, de Álvaro Campelo e Gonçalo Fagundes.

“Como Carolino Ramos foi aluno e mestre desta escola, foi proposto ao responsável pelo núcleo museológico professor António Costa (entretanto falecido) dar um testemunho da passagem do mestre. Como a escola ministra o curso profissional de técnico de multimédia, com recursos materiais e humanos capazes de produzir conteúdos audiovisuais de qualidade, optou-se por fazer um pequeno vídeo sobre a vida e obra do mestre Carolino Ramos”, disse. 

A ideia transformou-se num projeto que “envolve as turmas daquele curso profissional, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), professores, a biblioteca escolar, e a companhia Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo”.

“O projeto ganhou proporções e passou de um pequeno vídeo para a realização de um documentário”, especificou Fernanda Neves.

Segundo João Palhares Lima, “quatro documentários estão em fase de conclusão, sendo que, após a realização da série de 10 documentários, será ponderada a realização de uma nova, dada a quantidade, relevo e riqueza da obra dos artistas que a ESM viu nascer”.

O projeto “tem a parceria da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, que atribuiu um subsídio de apoio à realização dos 10 filmes documentais”, cabendo àquela instituição “a promoção, divulgação e distribuição dos documentários”. 

Já o diretor do agrupamento de escolas de Monserrate, Manuel Vitorino, sublinhou que o projeto “vai ao encontro do espírito do Espaço Memória criado na sequência da requalificação [da escola] de 16 milhões de euros realizada, em 2011, pela Parque Escolar”. 

O Espaço Memória, adiantou, integra “um núcleo museológico que faz a ligação entre a história e a identidade do estabelecimento de ensino, os seus alunos e professores”.

“Este projeto vem permitir divulgar a oferta formativa da escola e dar mais visibilidade às obras dos artistas por ela formados”, sustentou Manuel Vitorino.

Fonte: Lusa