Na Feira do Alvarinho de Monção foram recolhidas quase 12 toneladas de lixo para reciclar. Os resíduos foram “transformados” em euros que reverteram, nesta edição do evento, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.
Em comunicado, a autarquia adiantou que foram recolhidas 1,5 toneladas de papel e metal, 2,7 toneladas de cartão e 7,4 toneladas de vidro, que resultaram numa receita de 470,70 euros a favor dos bombeiros do concelho.
A Feira do Alvarinho de Monção, que decorreu entre os dias 5 e 7 de julho, “acrescentou, à assinalável presença de público e rentabilização económica, uma aposta bem-sucedida na sensibilização ambiental e gestão dos resíduos produzidos durante aqueles três dias de alegria, música, convívio e amizade”, lê-se na nota enviada à imprensa.
A Valorminho e o município de Monção procederam à distribuição de ecobags para separação de resíduos pelos expositores, tendo sido disponibilizadas diversas estruturas de acondicionamento do vidro, do papel/cartão e de embalagens de plástico e metal, verificando-se ainda o reforço de contentores na envolvente do recinto.