Altominho.tv

ISQ vai instalar maior laboratório automóvel da Europa em Monção

O Grupo ISQ inaugura hoje um novo Laboratório em Monção que “quer ser reconhecido como o maior laboratório de ensaios ambientais de componentes automóvel na Europa”, referiu Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

Marcam presença na inauguração o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, e o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

A implantação do ISQ em Monção decorre de uma aposta estratégica do ISQ na área da mobilidade, nomeadamente no setor automóvel e tem como objetivo estratégico a aproximação à indústria automóvel do Norte e da Galiza e o posicionamento junto de mercados emergentes.

 Este Laboratório irá fazer a validação de componentes que se integram nas próximas gerações de veículos: mais inteligentes, ecoeficientes, sustentáveis e autónomos”, refere Pedro Matias.

À medida que os automóveis se tornam mais complexos e que integram mais componentes eletrónicos e tecnológicos, mais complexa é a bateria de testes que os mesmos têm de efetuar para permitir que tudo corra como deve ser. Na era da indústria 4.0 e em que o conceito de “automóvel” / “mobilidade” está a ser redefinido também a indústria que trabalha para este sector a montante e a jusante tem de se ajustar e subir na cadeia de valor.

 As áreas de especialização deste Laboratório serão testes de fiabilidade; ensaios de corrosão e índice de proteção; ensaios de componentes automóvel na área da Físico-Química e Materiais; simulação de compatibilidade eletromagnética; engenharia de processo”, acrescenta o Presidente do ISQ.

O ISQ vai assim disponibilizar aos Construtores Automóvel, como por exemplo o Grupo PSA, que reúne marcas como a Peugeot, Citroen e a Opel; o Grupo Renault; o Grupo Volkswagen, que reúne marcas como a Volkswagen, Audi, Porsche; ou o Grupo FIAT, testes de primeira linha em várias áreas.

Por outro lado, também vários fabricantes de componentes automóvel como por exemplo a Bosch, Yazaki, Borgwarner, Valeo, ZF ou a Magna passam a ter à disposição um Laboratório de Excelência para testes de componentes automóvel e toda a vertente da mobilidade.

Para Pedro Matias, “a criação de entidades e infraestruturas deste tipo em Portugal e projetadas desde o início com uma vocação internacional, são cruciais para a atração de investimento direto estrangeiro para Portugal pois oferecem soluções integradas e com valor acrescentado para quem se quer instalar em Portugal.

Por outro lado, o Grupo ISQ está a trabalhar muito de perto com o Centro Tecnológico da Galiza (CTAG) que visa potenciar a capacidade instalada na península ibérica na área de testes de automóveis e de componentes automóvel. O ISQ está a estudar com o CTAG uma aproximação estratégica para que a Península Ibérica ofereça aos construtores e fabricantes de componentes automóvel uma oferta integrada de soluções de testes e validação.

Instalado num edifício de 2 pisos, com uma área de 1.200 metros quadrados, “num investimento superior a 1 milhão de euros”, em conjunto com o seu parceiro da Galiza, conta para já com sete pessoas, dos quais “90% são quadros superiores”. Um efetivo “a triplicar até 2021”, que acompanhará o aumento espacial para 1.800 metros quadrados.

ISG-Laboratório de Monção