VIANAFESTAS

Inscrições para desfile das Mordomas da Agonia abrem dia 16

A VianaFestas anunciou que as inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, considerada a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país, abrem a 16 de julho e voltam a ser feitas através de uma plataforma digital.

O desfile, que habitualmente junta cerca de 500 mulheres com os seus trajes e carregadas com vários quilos de peças de ouro pelas ruas de Viana do Castelo, realizar-se-á, este ano, na tarde de sexta-feira, dia 16 de agosto.

Para o desfile de 2018, ano de estreia da plataforma digital, registaram-se mais de 600 inscrições de mulheres oriundas de cinco países, pelo que o formato será mantido.

“Queríamos tornar o processo mais simples e menos burocrático para quem quer participar, e mais fácil para a nossa logística. Com o sucesso que foi, só podíamos manter este modelo de inscrições e até alargá-lo, como já vai acontecer com quem quiser participar no desfile Etnográfico, que também será através da Internet”, explicou o presidente da comissão de festas da Romaria d’Agonia, António Cruz, citado na nota enviada à imprensa.

Apesar da aposta na plataforma online, o responsável recorda que, dado o volume de inscrições e complexidade da organização, nomeadamente pelos diferentes trajes envolvidos no desfile, todo o processo continua a ter o apoio do Museu do Traje.

“Porque só queremos simplificar e desburocratizar, mantendo todo o rigor que sempre caracterizou este desfile”, acrescentou António Cruz.

O regulamento do desfile, que se realizou pela primeira vez durante as festas de 1968, recorda tratar-se de um cortejo que com “o passar do tempo tem sofrido grande transformação”, necessitando por isso de “uma melhor e mais fácil organização”, passando a inscrição a ser feita de forma digital, ao mesmo tempo que foram definidas as condições de participação, “honrando sempre o bem trajar e ourar”.

Entre outras regras, a mordoma tem de ter idade acima dos 14 anos e apresentar-se com o traje e o ouro, como manda a tradição. Para desfilar, a mulher deve ter um dos seguintes trajes regionais vianenses: Traje de Festa da Ribeira; Traje à Vianesa; Traje de Cerimónia/Lavradeira Rica; ou Traje de Mordoma. 

O rigor e pormenor de todas as peças do respetivo traje, desde os aventais, às saias, passando pelas meias e chinelas, são condições obrigatórias para participar no desfile e também está definido que o “uso de unhas pintadas ou de gel e maquilhagem não é permitido”.

Nos trajes permitidos no Desfile da Mordomia deverá usar-se peças da ourivesaria popular portuguesa. “No entanto, não é permitido o uso de brincos, pulseiras e relógios de bolso colocados ao peito”, define ainda o regulamento.

As inscrições para o desfile decorrem entre 16 de julho e 3 de agosto e exigem a submissão de uma fotografia de corpo inteiro com a candidata “devidamente trajada e ourada”. A aprovação da candidatura será feita online.

No final deste mês abrem também as inscrições online para o Cortejo Histórico-Etnográfico.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com